RELATÓRIO DE ATIVIDADE ALUNO UTILIZANDO TECNOLOGIA ASSISTIVA
I- Aluno (a):
Manoel Sobrinho Guerra, 49 anos de idade. A dois anos atrás perdeu a visão devido um glaucoma. Ele é uma pessoa bastante alegre e gosta de contar piadas. Começou a estudar já adulto nas classes de Educação de jovens e adultos. Precisou parar após se alfabetizar, pois tem dificuldades de locomoção devido um problema de encurtamento na perna e ter a mão direita sem movimento após sofrer um derrame. Admite ter muita vontade de continuar estudando e freqüentar a escola, pois acredita que tem possibilidades de superar suas dificuldades. Como na cidade não há escola que atendam pessoas com este perfil devido à falta de infraestrutura e professores preparados, ele espera a hora que todas as escolas assumam a responsabilidade de trazer os portadores de PNEs para dentro da escola.
II- Objetivos da atividade:
Observar o uso do DOSVOX por portador de cegueira;
Relatar dúvidas, dificuldades e facilidades na utilização do DOSVOX
III- Descrição da atividade:
Durante alguns dias o aluno Manoel Sobrinho Guerra será iniciado na utilização do EDIVOX para aprender escrever seu nome e de acordo com o seu avanço a estudante do curso de tecnologias acessíveis Auricelia Silva, irá acrescentar outras palavras para serem escritas. Estas palavras serão ligadas ao convívio do senhor Manoel, por exemplo: nome da esposa, filha, colegas, bichos e estimação, etc.
IV-Tecnologia assistiva escolhida:
DOSVOX
V- Reflexão sobre a experiência:
1. Durante o primeiro contato com o software, o aluno teve muita dificuldade devido às teclas do computador não ser adaptado para a utilização no sistema braile, outra dificuldade foi devido o computador ser um objeto novo para seu conhecimento ele ainda não conhecia a localização exata das letras no teclado. A facilidade apresentada pelo aluno é poder ouvir o que está sendo escrito assim se fizer algo errado imediatamente pode consertar.
2. A produção do aluno foi bastante limitada devido às dificuldades apresentadas, porém na 2ª aula ele já escreveu seu primeiro nome sem auxílio. Inicialmente ele foi iniciado no programa estabelecendo um contato com o teclado no qual eu dizia letra por letra e sua localização. Durante os exercícios o aluno pôde utilizar o raciocínio e relembrou com emoção o traçado das primeiras letras durante sua fase de alfabetização. Como o computador e o DOSVOX são novos para o aluno pude sentir pelas suas palavras que ele tem que exercitar bastante os movimentos do braço para escrever.
3. Contudo, durante esta atividade pude vivenciar momentos de extrema alegria por voltar a ter contato com o senhor Manoel que foi um dos meus alunos a 07 anos atrás na Educação de Jovens e Adultos. Nos nossos encontros pudemos relembrar fatos do período em que se alfabetizou e falar da tristeza de hoje não poder ver e fazer as coisas que fazia antes. Como é uma pessoa que tem muita alegria de viver fala das coisas com saudade mas com esperança de poder fazer tudo novamente.
O DOSVOX apresentou para o senhor Manoel muita perspectiva para a vida futura. De acordo com suas palavras, ele espera que as escolas possam logo se estruturar para oferecer oportunidade de estudo para todos aqueles que de alguma forma estejam excluídos da escola e da sociedade.
Neste estágio, a professora cursista e a
filha do senhor Manoel ditam para ele digitar no EDIVOX.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário